Fiocruz e Angola fecham parceria para ensino e pesquisa

Fiocruz e Angola fecham parceria para ensino e pesquisa
Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos. Foto: Reprodução

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Universidade Agostinho Neto (UAN), localizada em Luanda, Angola, estabeleceram um memorando de entendimento com o propósito de fortalecer colaborações futuras em áreas de ensino e pesquisa entre as instituições.

Parceria estratégica

A Fiocruz considera essa parceria como um marco significativo na ampliação de laços com instituições africanas. O acordo visa a cooperação mútua em diversas áreas, com enfoque em doenças tropicais negligenciadas, com ênfase em malária e tuberculose, doenças transmissíveis, arboviroses, resistência antimicrobiana (AMR), HIV, clima e saúde, saúde materna, infantil e reprodutiva, entre outras. A duração do memorando de entendimento está prevista para cinco anos.

Investindo em recursos humanos

Anna Cristina Calçada Carvalho, coordenadora da Cooperação Institucional do IOC, ressaltou que a política de cooperação institucional tem como objetivo fortalecer as parcerias técnico-científicas, especialmente com países do hemisfério sul, sobretudo aqueles de língua portuguesa. O foco principal do IOC é contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos nesses locais, auxiliando-os a enfrentar desafios de saúde pública, principalmente relacionados a doenças transmissíveis.

Ampliando a colaboração

A parceria abrange todos os Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC, demonstrando o compromisso em expandir o intercâmbio acadêmico. A colaboração pregressa entre a Fiocruz, o IOC e Angola é notável, resultando na titulação de mais de cinquenta mestres e doutores por meio de acordos anteriores focados na capacitação de recursos humanos.

O próximo passo é a elaboração de um plano de trabalho em conjunto com a UAN, para a implementação efetiva dessa parceria. Uma reunião já está agendada para o mês de agosto, na qual representantes da universidade angolana irão discutir os próximos passos para concretizar essa colaboração acadêmica e de pesquisa.

Com informações da Agência Brasil

plugins premium WordPress